sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cobra Bordalesa

Origem.

É um animal grácil e delicado, de pequeno tamanho. De cabeça pequena, mas bem diferenciada do corpo, possui uma banda escura entre o olho e a comissura bucal. Na região posterior à cabeça apresenta uma mancha mais escura em forma de U, com a convexidade virada para a cauda. Focinho proeminente e arredondado na extremidade. A coloração dorsal é geralmente acastanhada, com manchas ou barras mais escuras dispersas por todo o dorso. Ventralmente é esbranquiçada ou amarelada, por vezes mesmo alaranjada, podendo apresentar pequenas manchas escuras.


Habitat.

Ocorre essencialmente em locais semi-áridos e rochosos.


Comportamentos.

De hábitos essencialmente crepusculares e nocturnos, embora possa ser observada em actividade durante o dia, especialmente com tempo nublado e principalmente às primeiras horas da manhã, altura que aproveita para se aquecer ao sol. Quando a temperatura aumenta, regressa ao seu refúgio, normalmente bem aquecido pelo sol, e passa o resto do dia escondida, aguardando o cair da noite para iniciar a sua actividade de caça. É uma cobra tímida, dócil e de movimentos normalmente lentos. Após a ingestão de alimentos mostra-se particularmente passiva, podendo nessa altura ser observada calmamente ao sol, a fazer a digestão. O seu período de hibernação está compreendido entre Outubro e Março, onde se refugia em cavidades naturais, nomeadamente fendas de pedras e raízes de árvores e arbustos.


Reprodução.

Trata-se de uma espécie ovípara. Acasala normalmente em Maio-Junho e as posturas, habitualmente entre 5 e 10 ovos, ocorrem em Julho. A incubação dura cerca de mês e meio a dois meses e os ovos são alongados, lisos e esbranquiçados.

Sem comentários:

Enviar um comentário